MIDEM: o evento que uniu a indústria para promover sua transformação
Mais de 10 mil participantes, 400 estudantes e 500 profissionais de diversos países estiveram no evento
A última edição do MIDƐM+ acaba de acontecer em Cannes. Reunindo mais uma vez este ano profissionais da indústria e festivaleiros de todo o mundo, o evento consolidou-se como ponto de encontro de referência para a indústria musical. Foram quatro dias de intensas trocas, pontuadas por conferências, talks, masterclasses, exibições, concertos de filmes e workshops para discutir os desafios da música de amanhã, e vibrar em uníssono em concertos de artistas internacionais consagrados e emergentes abertos ao público em geral.
Um total de 10.000 festivaleiros participaram no evento deste ano, incluindo quase 400 estudantes e jovens profissionais, aos quais se juntaram cerca de 500 profissionais da indústria musical internacional (60% de territórios internacionais e 40% de França).
Assistiram a 15 concertos e 10 DJ sets de 25 artistas internacionais, 2 exibições de documentário, 1 filme-concerto e 1 trampolim de jovens artistas.
Dois embaixadores e um embaixador honorário para inspirar a indústria musical
Os embaixadores deste ano foram o cantor e compositor nigeriano Yemi Alade e o músico e compositor americano Stewart Copeland, o lendário baterista do The Police.
O pioneiro da música eletrônica Jean-Michel Jarre renovou seu apoio ao MIDƐM+ como “embaixador honorário”. Ao reunir um dos melhores bateristas do mundo, o ícone do Afro-pop e o mais visionário dos músicos, o MIDƐM+24 apresentou a diversidade e a inovação que caracterizam a criação contemporânea e a indústria musical.
Um summit político para identificar os desafios de amanhã
Uma novidade desta edição do MIDƐM+24: uma cimeira política foi realizada na sexta-feira, 26 de janeiro, na presença de numerosos eurodeputados e parlamentares ativos no domínio da cultura.
Além do Presidente da Câmara de Cannes, David LISNARD, que abriu os debates B2B, a Sra. Monica SEMEDO (deputada do Luxemburgo, Grupo Renouveau Europa), o Sr. István UJHELYI (eurodeputado húngaro, Grupo Socialista e Democrata) e Claude KERN (senador pelo Baixo Reno) falaram sobre as questões da partilha de valor, do financiamento da indústria e do apoio necessário da União Europeia ao sector, nomeadamente através do programa Europa Criativa .
Debates e masterclasses para abrir novas perspectivas
Os destaques incluíram discussões sobre as últimas tendências em investimento musical com especialistas globais como Fred DAVIS, sócio da Raine Advisors Ltd, Mark MILLER, CEO da Labelcoin, Per SUNDIN, CEO da Pophouse Entertainment e Scott COHEN, CEO da JXBX, incluindo uma análise de a interseção de valor criativo e modelos de negócios entre Richard James BURGESS, presidente e CEO, A2IM, Jeronimo FOLGUEIRA, CEO, Deezer, Tore Engström ØSTBY, vice-presidente, IAO, Bruno CROLOT, diretor sênior, chefe internacional, Spotify, Allen BARGFREDE, Diretor Geral da Avance Partners, discussões sobre como fazer a transição de DJ para artista e produtor musical com Joachim GARRAUD, que compartilhou sua experiência, e uma masterclass sobre transferência de conhecimento com a lenda da música eletrônica Jean-Michel JARRE, para citar apenas alguns.
Projetados para estudantes, os eventos da MIDƐM+ Academy criaram sensação com masterclasses e encontros, como com Steve LYON, o lendário produtor e engenheiro de som do Depeche Mode.
Um fascinante programa ao vivo
O programa ao vivo orquestrado pelo Palais des Festivals et des Congrès, com o apoio da All Over, conquistou os corações do público.
Os frequentadores do festival foram transportados por performances eletrizantes, incluindo os shows de electro-pop/novo toque francês de Kid Francescoli e French 79, e o fluxo fascinante de Soolking, tocado para casas lotadas.
Para o lançamento, a Orquestra Nacional de Cannes apresentou uma composição original de Hugues Dufourt, na sua presença. A noite então passou para a energia do rock britânico de Baxter Dury, dividindo o palco com a superalimentada Royal Republic da Suécia.
O lendário grupo de rap De La Soul, acompanhado pelos ícones do Black Star Yasiin Bey (Mos Def) e Talib Kweli, fez a sua primeira aparição no palco do Grande Auditório, reunindo fãs históricos do rap e o público mais jovem. Madame Monsieur e Clara Ysé levaram-nos numa delicada viagem musical. A estrela afro-pop Yemi Alade colocou o público do Grande Auditório em pé e dançando ao som de sua música.
Um total de 15 concertos emocionaram o Palais, enquanto o Ensemble Alicantus encheu a igreja de Notre Dame de Bon Voyage com uma espiritualidade fascinante. As noites também correram noite adentro, com DJ sets de consagrados artistas electro como Pedro Winter e Joachim Garraud no MIDEM+ Bar.
“Repensamos o MIDƐM+ com a ambição de colocá-lo ao serviço de todos players de música internacionais para integrar os desafios do digital, da RSE e dos novos modelos de negócios. Nosso projeto é reunir artistas, gravadoras e players ao vivo, bem como todas as indústrias culturais, para apoiar a transformação deste setor. Juntamente com a Panda / All Over, a Câmara Municipal e o Palais des Festivals et des Congrès de Cannes, o Hopscotch Groupe tem o orgulho de aceitar o desafio de relançar este evento lendário”, explica Benoît Desveaux, Diretor Geral do Hopscotch Groupe.
O MIDƐM+, um evento popular para o público em geral, está prosseguindo com sucesso a sua estratégia de incubação. Mais de 10.000 festivaleiros e 500 profissionais da indústria musical global foram recebidos nesta segunda edição. O evento está cada vez mais forte, com inúmeras conferências e debates liderados por palestrantes renomados no Palais des Festivals et des Congrès, bem como fora do local, no Campus Georges Méliès.
A programação musical de alta qualidade demonstrou a riqueza e a variedade da criatividade internacional. À luz das mudanças do mercado, o desafio é renovar e adaptar constantemente o evento com todos os profissionais envolvidos, a fim de moldar o futuro da música.
Em última análise, o objetivo da cidade é confirmar Cannes como a encruzilhada da criação, imaginação, distribuição, divulgação e comercialização da expressão artística, da cuja música é a vibração universal”, acrescenta David Lisnard, prefeito de Cannes.
Fonte: Assessoria MIDEM
Compartilhar